domingo, 1 de março de 2015

Chás

Para os amantes de chá aqui fica um novo post...

Para acompanhar um lanchinho a meio da tarde e até para uma ceia, porque não um chá quentinho? 



O chá não é um medicamento, mas os seus benefícios para o organismo são diversos.
Existem várias espécies de chá:




Os tipos básicos de chá são provenientes da mesma espécie (camellia sinensis). Distinguem-se entre si pelos processos de secagem e de oxidação (escurecimento das folhas devido à quebra de clorofila), o que determina uma ampla gama de sabores e aromas. 

• Chá verde - Produz uma mistura de cor verde jade e um suave e relaxante odor a folhas frescas. É o menos oxidado e, por isso, preserva uma maior quantidade de catequinas, um fitonutriente com uma forte ação antioxidante.

• Chá preto - É o mais aromático e o mais forte. As suas folhas em água a ferver produzem uma bebida castanha avermelhada com um aroma semelhante ao do malte. É também o mais rico em teína (efeito semelhante à cafeína.

• Chá oolong - Considerado uma variedade intermédia entre o verde e o preto, pode apresentar três fases de oxidação, designadamente ligeira, moderada ou completa.

• Chá branco - Resulta da mistura de chá com folhas jovens, que não sofreram efeitos de oxidação. É o mais suave e delicado e também o mais caro e difícil de encontrar.


A ingestão de chá é aconselhada por diversas razões:
1. É hidratante: Vários estudos descrevam o chá como uma fonte de hidratação por excelência, logo a seguir à água. Assim contribui para a hidratação de todos os tecidos, por ex. a pele!
2. É antioxidante: Combate o envelhecimento, devido ao seu elevado conteúdo em flavonoides (fitonutrientes com forte ação antioxidante).Esta propriedade faz do chá um fiel aliado do coração, evitando a aterosclerose, reduzindo a tensão arterial e o risco de enfarte.
3. É anti-infecioso: Os taninos (fitonutrientes com ação adstringente) não só conferem ao chá o seu sabor ligeiramente amargo, como também as suas qualidades antivirais e antibacterianas. Segundo alguns especialistas, combatem inclusive o vírus da gripe, o herpes simplex e a hepatite crónica.
4. Tanto pode ser excitante como relaxante: O chá contém L-teanina e baixos níveis de cafeína o que, para além de mais benéfico para a saúde, ajuda a manter a pessoa em alerta. Para além disso, a L- teanina produz efeitos tranquilizantes no cérebro, induzindo o relaxamanto sem causar sonolência.

Além de tudo isto, tanto pode ser ingerido frio nos dias quentes de verão para refrescar, como quente nos dias frios de inverno 

nk emoticon
Podem ser bebidos apenas por prazer, para aumentar o consumo hídrico ou por razões medicinais.


Nutricionista Cristiana Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário