quinta-feira, 25 de junho de 2015

Hortofrutícolas do mês de junho - Dicas importantes para aumentar o seu consumo

Legumes, Vegetais e Frutos do mês de Junho

A prática de uma alimentação saudável é indispensável para a manutenção da nossa saúde. Os nutrientes necessários para a manutenção das nossas funções vitais estão todos concentrados em alimentos como frutas, legumes, vegetais, entre outros.

No que toca aos legumes, vegetais e frutos, deve ser privilegiado o consumo dos alimentos da época uma vez que são mais ricos em vitaminas e minerais.

São característicos do mês de Junho legumes e vegetais como acelga, alface, beldroegas, beringela, aipo, cebola, chuchu, courgette, feijão-verde, cenoura, beterraba, brócolos, alcachofra, chicória, pepino, pimento, rabanete e rúcula.

No que respeita às frutas, este mês deve dar preferência aos alperces, amoras ameixas, ananás, cerejas, figos, morangos, framboesas, melão, mirtilos, pêssegos e uvas.

Cada um destes alimentos é rico em vitaminas e minerais em quantidades diferentes, no entanto, importa referir que são compostos orgânicos e inorgânicos, respetivamente, essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo pois se não os obtivermos através da alimentação o nosso organismo também não os consegue produzir sozinho.


Formas diferentes de incluir os legumes na alimentação diária

1) Utilização tradicional 1 - inclua sempre bastantes legumes na sopa e varie os legumes que utiliza pois cada um tem vitaminas e minerais diferentes e igualmente importantes

2) Utilização tradicional 2 - acompanhe o seu prato principal com legumes cozidos ou com saladas

3) Faça um puré de legumes para acompanhar a refeição. Pode fazer um puré de cenoura, abóbora, entre outros, para isso basta cozinhar os legumes e passá-los com a varinha mágica

4) Recheie os seus vegetais. Pode rechear beringelas, pimentos e outros legumes com um salteado de legumes (exemplo: cenoura, cebola, couve, brócolos, entre outros)… Deixe a criatividade fluir!

5) Utilize-os muito bem picadinhos, para guarnecer a omelete. E para dar o toque final, tempere o preparado com ervas aromáticas ou especiarias.

6) Inclua os legumes nos seus batidos de frutaExemplo: batido de beterraba, cenoura e maçã, batido de pepino, aipo e brócolos, batido de repolho, cenoura e maracujá – Dê asas à sua imaginação!

Formas diferentes de incluir a fruta na sua alimentação diária

1) Utilização tradicional 1 – faça da fruta a sua sobremesa no fim do almoço e do jantar

2) Utilização tradicional 2 – inclua a fruta nas suas refeições intermédias como meio da manhã e lanche

3) Utilização tradicional 3 – ingira a fruta em cru, cozida, assada ou grelhada… De preferência sem adição de açúcar… Já experimentou grelhar pera ou rodelas de abacaxi? Fica ótimo…


4) Faça sobremesas saudáveis e originais utilizando por exemplo puré de fruta e iogurte natura com canela q.b. e sementes, não tenha medo de experimentar novos sabores e texturas! Arrisque!

Espero que esta exposição tenha sido esclarecedora...
Alguma dúvida não hesite em comentar ou enviar mensagem privada através da página do Facebook: https://www.facebook.com/pages/Cristiana-Lopes-Alimenta%C3%A7%C3%A3o-Saud%C3%A1vel-no-dia-a-dia/621004351344938.

Obrigado,
Dietista Cristiana Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário