segunda-feira, 29 de outubro de 2018

Cacau


Será que os chocolates são todos iguais?
Será que o facto de dizerem 70% cacau na sua embalagem, significa que o sabor será o mesmo e as propriedades nutricionais também?
Afinal o que devemos ter em conta quando escolhemos um chocolate?

Hoje em dia existem inúmeros tipos de chocolates diferentes no mercado: chocolate negro (com diferentes percentagens de cacau na sua composição), chocolate de leite, chocolate simples ou com frutos oleaginosos, frutas desidratadas ou outros alimentos adicionados, chocolate industrializado, chocolate artesanal, e muitos outros… Isto significa que temos de estar atentos à sua composição nutricional quando queremos escolher qual a melhor opção.




O cacau apresenta inúmeros benefícios para o nosso organismo devido ao seu elevado teor flavonoides e antioxidantes que auxiliam o bom funcionamento do sistema imunitário, previnem a oxidação do organismo e o aparecimento de problemas cardíacos. Também é fonte de minerais como o cálcio, potássio, ferro, fósforo e magnésio, que auxiliam o bom funcionamento dos sistemas nervoso, cardiovascular e digestivo.  

Além de todas estas propriedades o cacau pode ainda proteger os nervos de lesões e inflamações, proteger a pele dos danos oxidativos causados ​​pela radiação UV e ter efeitos benéficos sobre a saciedade, a função cognitiva e o humor.

No entanto, para beneficiar das maravilhosas propriedades do cacau, este deve ser consumido o mais natural possível. Significa isto que deve sempre preferir adquirir o chocolate cujo ingrediente principal seja o cacau. Como? Verificando se na lista de ingredientes este é o que aparece em primeiro lugar, constando nesta lista preferencialmente menos de 5 ingredientes. Assim irá garantir que o ingrediente que está em maior quantidade naquela barra é o cacau. Depois de verificar que o primeiro ingrediente é o cacau, certifique-se que a barra não tem mais do que 5 ingredientes na sua lista, pois para fabricar barras de chocolate são necessários apenas 1 a 4 ingredientes: cacau, manteiga de cacau, emulsionante (ocasional), leite em pó (chocolates de leite). Tudo o resto é geralmente desnecessário e serve apenas para “mascarar” a menor qualidade dos grãos utilizados ou simplesmente tornar o produto mais barato para o produtor.


Não consegue viver sem um quadradinho de chocolate? Não deixe de fazer as coisas que lhe dão prazer! No caso do chocolate só tem de optar pelas alternativas mais saudáveis!

Existem efeitos prejudiciais do consumo excessivo do cacau, nomeadamente ao nível do aumento do peso. 
Para que possa disfrutar de todas as propriedades benéficas do consumo do cacau, este deve ser consumido o mais natural possível e com moderação. 


Concentre-se na sua degustação e não devore 1 barra por dia pela sua saúde!





Nutricionista Cristiana Lopes









https://www.facebook.com/nutricionistacristianalopes/



Sem comentários:

Enviar um comentário