segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016
Alimentação e Sistema Imunitário
O sistema imunitário representa a defesa do nosso organismo contra diversos microrganismos infeciosos. Essa defesa dispõe de meios de proteção que atuam de forma hierárquica, proporcionando uma resposta adequada a cada tipo de “agressão”.
Em termos nutricionais, são vários os fatores que podem influenciar positivamente a eficácia do sistema imunitário nomeadamente a ingestão calórica total, a quantidade/tipo de ácidos gordos essenciais ingeridos, diversas vitaminas, alguns minerais, carotenoides, flavonoides e prebióticos/probióticos.
Com as temperaturas que se têm feito sentir torna-se inevitável o aparecimento de diversas doenças, nomeadamente gripe. A gripe é uma infeção aguda causada por um vírus cujo comportamento é, muitas vezes, mais agressivo do que o previsto ou desejado.
Tal como referido anteriormente o sistema imunitário protege o organismo do ataque de inúmeros microrganismos, nomeadamente os vírus. Nesse sentido, além das precauções habituais como a lavagem frequente de mãos, etc recomenda-se reforçar a alimentação com os seguintes nutrientes/alimentos:
·Vitamina C: limão, laranja, lima, kiwi, papaia, ananás, abacaxi, tomate, agrião, salsa, morangos, couves e pimentos.
·Vitamina A: cenoura, abóboras, batata-doce, manga, brócolos e melão.
·Vitamina E: gérmen de trigo, óleos vegetais (soja, cártamo, amendoim, milho e girassol) frutos oleaginosos (amêndoas, nozes, castanha-do-Pará) e cereais integrais.
·Ácido fólico: Vegetais de folha verde escura como espinafres, brócolos, espargos, couves, feijão-verde, beterraba, cenouras, laranja e frutos vermelhos.
·Zinco: carnes vermelha e de aves, peixes, ostras, crustáceos, leite, cereais integrais, feijões e nozes.
·Outros alimentos com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes como o alho, tomate, frutos vermelhos, gengibre, pimentos e curcuma, entre outros.
Não se deve esquecer também da importância de manter a hidratação correta para o normal funcionamento do nosso organismo principalmente nestes dias em que temos tendência a não ingerir a quantidade de água adequada.
Cuide do seu corpo pois é nele que vive!
Nutricionista Cristiana Lopes
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário