quarta-feira, 9 de março de 2016

Açaí | Benefícios do seu consumo

Olá Caro leitor, como está?

Hoje vou falar-lhe do açaí, já ouviu falar?


Nos dias de hoje o açaí é considerado como o elixir da saúde e da juventude. 

O fruto é redondo e pequeno, muito similar aos mirtilos, mas contém um valor nutricional incrível. Para além dos micronutrientes, que são responsáveis pela manutenção do organismo, também contém macronutrientes, uma fonte de energia para o corpo humano.

Na sua composição nutricional, o açaí contempla proteínas (em 100 gramas de açaí, 8 gramas são proteína), fibra, ácidos gordos essenciais (ómega 3 e 6), fitonutriententes, vitamina B e minerais, como ferro, fósforo, cálcio e potássio.

Pode ser encontrado em forma de polpa ultracongelada ou na sua forma desidratada. Em termos de utilização é bastante versátil: pode ser misturado em batidos, sumos, sobremesas, cereais, gelados, bebidas vegetais ou simplesmente misturado em água.


Sabe porque é que deveria consumir este alimento diariamente? Vou deixar-lhe aqui alguns motivos:

- Este fruto é bastante rico em proteínas, o que auxilia na reconstrução e fortalecimento muscular no pós treino, tornando-se uma excelente opção para quem pratica desporto regularmente.

- Rico em antioxidantes, que protegem o organismo dos “radicais livres” (substâncias tóxicas produzidas pelo organismo), melhoram a circulação sanguínea e auxiliam na redução de colesterol.

- Tanto os antioxidantes como os flavonóides ajudam a proteger as células, o que reduz a sua deterioração. Por isso mesmo ajuda na prevenção do cancro e mantém o corpo saudável durante mais tempo.

- Os fitosteróis presentes na sua constituição são benéficos para o coração e para a saúde cardiovascular, porque impedem o endurecimento das artérias.

- Auxilia no fortalecimento dos ossos por ser rico em minerais.

- Apesar de não ser das frutas menos calóricas, o açaí é um aliado para quem quer emagrecer devido à sua riquíssima composição nos micronutrientes. 



Ainda precisa de mais razões para ingerir este fruto?



Nutricionista Cristiana Lopes

Sem comentários:

Enviar um comentário