quarta-feira, 23 de março de 2016

Jejum VS Polifracionamento alimentar

Olá caro/a leitor/a.

Hoje vou falar-lhe de uma temática diferente das que tenho abordado aqui no Blog: será que devemos fazer jejum intermitente ou devemos comer várias vezes por dia?

Muitas pessoas acreditam que quanto menos comerem mais emagrecem e existem várias “dietas” na internet, revistas e até livros que seguem este pressuposto…

A verdade é que em todos esses locais existem várias “dietas”, mas não a sua!



A fome, ao contrário do que algumas pessoas possam pensar, é inimiga do controlo quer do peso quer do comportamento alimentar. 

A sensação de fome faz-nos desejar alimentos mais calóricos (mais ricos em açúcar e/ou gordura), comê-los mais rapidamente e mastiga-los mal o que nos leva a perder a noção da quantidade de alimentos que já ingerimos, bem como a noção de saciedade pois não damos tempo para que isso aconteça. 

A consequência disso é levar-nos a comer até o estômago não aguentar mais e quando nos apercebemos já ingerimos mais do que precisaríamos na realidade. 

Não obstante disso, saltar refeições e passar mais do que 4 horas sem comer leva ao aumento de produção de hormonas como o cortisol, que por sua vez aumenta o desejo por gordura e açúcar.

Assim sendo, se pretende fazer restrição calórica ou no número de refeições tendo como objetivo final a perda de peso, sem acompanhamento profissional, provavelmente será uma batalha perdida… 



Não se esqueça que os alimentos estão à nossa disposição nos mais variados locais e a nossa fisiologia está desenhada para os procurar sempre que possível. 

Não deve lutar contra a sua fisiologia pois é de senso comum que evitar comer não vai funcionar a longo prazo pois "o fruto proibido é o mais apetecido". Para obter resultados mais duradouros deve mudar de estilo de vida.



Comer várias vezes por dia não engorda, muito pelo contrário... 
Será que interessa saber quantas refeições cada pessoa deve fazer por dia? Talvez… Mas este valor é variável! Todos nós somos diferentes e temos necessidades diferentes…

O número de vezes que cada um deve comer ao longo do dia depende de muitos fatores, nomeadamente da taxa metabólica, género, faixa etária, nível de atividade física, doenças, estilo de vida e preferências pessoais, fatores genéticos, entre outros.



Se quer perder gordura de forma eficaz, sem fome, melhorando a sua taxa metabólica, não corte refeições, discipline as suas hormonas focando os nutrientes e não as quantidades. 

Não sabe como? Há quanto tempo não tem uma consulta de nutrição?
Procure a ajuda de um profissional especializado!



Nutricionista Cristiana Lopes



Sem comentários:

Enviar um comentário