Olá mais uma vez...
Hoje vou falar-vos um pouco sobre leguminosas.
Sabia que 2016 é o ano internacional das leguminosas? É verdade!
Sabe o que são leguminosas?
São lentilhas, favas, feijões (feijão frade, feijão manteiga, ...), ervilhas e grão-de-bico. Estes alimentos estão presentes na roda dos alimentos e devem estar incluídos num regime alimentar saudável e equilibrado, pelo menos 2 a 4 vezes por semana.
As leguminosas são muito ricas em macro e micronutrientes, nomeadamente proteína de origem vegetal, fibra, minerais como o ferro e o zinco, e vitaminas principalmente do complexo B
Além da sua elevada riqueza nutricional, as leguminosas apresentam um baixo índice glicémico, o que as tornas excelentes aliadas para a manutenção dos níveis de açúcar e insulina no sangue.
Pela sua riqueza em hidratos de carbono complexo e fibras, as leguminosas têm um elevado poder saciante. Esta característica, ajuda a regular a sensação de fome e consequentemente a reduzir as porções dos alimentos ingeridos, contribuindo para a manutenção de um peso saudável.
Não nos devemos esquecer que pelo seu elevado teor em hidratos de carbono é equivalente a batata, arroz, massa, quinoa etc. Tenha isto em consideração na constituição do seu prato.
Nutricionista Cristiana Lopes
Sem comentários:
Enviar um comentário